Vídeo do ICG vence concurso Internacional
O vídeo de animação «Eu e o meu Corpo», produzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em Lisboa, arrecadou o primeiro lugar na categoria de Material Didáctico de Ciências do concurso internacional ‘Ciencia en Acción’, edição de 2011.
O projecto, financiado pela Casa das Ciências com o apoio técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), foi realizado por Ana Godinho, Catarina Júlio e Ana Mena, membros da equipa de comunicação do IGC, em colaboração com Diana Marques (ilustradora), Cláudio Silva (FCCN) e Alexandre Gil (estudante do 7º ano).
Uma das responsáveis pelo projecto, a sua realizadora Ana Godinho, descreve-o como uma “viagem virtual de descoberta por vários órgãos e células do corpo humano”. O vídeo faz a ligação entre as diferenças que existem entre os órgãos, ligando-as com as células que os constituem: temos órgãos diferentes porque as células que os constituem são também diferentes também, em aspecto eem função. Por exemplo uma célula nervosa é completamente diferente de uma muscular. O vídeo inclui também uma secção que explica como é que os cientistas sabem tanto sobre as células, apresentando alguns dos métodos utilizados: cultura de células, microscopia e estudo de animais para se compreender o funcionamento das células e órgãos humanos.
Um dos objectivos principais do projecto é introduzir os alunos dos 7 aos 12 anos (3º aos 6º anos escolares) no conceito de célula, a sua diversidade e apresentar o trabalho que os cientistas realizam, que permite todo este conhecimento que tanto beneficia o Homem. Os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade aprendem sobre as funções dos diferentes órgãos humanos - sistema digestivo, circulatório, respiratório, etc, com esta abordagem, de fazer a ligação com o mundo microscópico da célula, a permitir uma melhor compreensão da relação forma - função celular e das semelhanças entre seres vivos. Eis um pequeno (grande) salto no conhecimento.
Uma das responsáveis pelo projecto, a sua realizadora Ana Godinho, descreve-o como uma “viagem virtual de descoberta por vários órgãos e células do corpo humano”. O vídeo faz a ligação entre as diferenças que existem entre os órgãos, ligando-as com as células que os constituem: temos órgãos diferentes porque as células que os constituem são também diferentes também, em aspecto e
Um dos objectivos principais do projecto é introduzir os alunos dos 7 aos 12 anos (3º aos 6º anos escolares) no conceito de célula, a sua diversidade e apresentar o trabalho que os cientistas realizam, que permite todo este conhecimento que tanto beneficia o Homem. Os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade aprendem sobre as funções dos diferentes órgãos humanos - sistema digestivo, circulatório, respiratório, etc, com esta abordagem, de fazer a ligação com o mundo microscópico da célula, a permitir uma melhor compreensão da relação forma - função celular e das semelhanças entre seres vivos. Eis um pequeno (grande) salto no conhecimento.
Por fim este vídeo tem muita importância na promoção do ensino das ciências, permitindo complementar os currículos escolares. Ao introduzir conceitos mais avançados, relacionados com a investigação científica, desperta-se o gosto pelo estudo das ciências e mostra-se a importância da actividade científica, algo em permanente mutação, que cresce com pequenos (grandes) contributos de pessoas “normais”, que estudam.
Recurso muito útil...assim o mesmo entre na sala de aulas!
ResponderEliminarBruno