Equipa responsável da Universidade de Nova Orleães |
Os investigadores já testaram o novo método com velhas edições de Jornais e revelaram-se satisfeitos com os resultados. Para além de reduzir as emissões de dióxido de carbono, o butanol pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário adaptar o motor.
A grande vantagem da bactéria TU-103 (encontrada em excrementos de animais) é que consegue transformar a celulose (fibra de que é composto o papel) na presença de oxigénio, enquanto outros microorganismos com capacidades semelhantes só conseguiam a transformação num ambiente sem oxigénio, o que aumentava drasticamente os custos.
O butanol também apresenta benefícios como combustível em relação ao etanol – normalmente produzido a partir do milho ou da cana-de-açúcar (o Brasil tem um programa gigantesco a funcionar com este sistema, produzir combustível a partir do milho e da cana de açucar), porque além de se adaptar mais facilmente a qualquer tipo de motor, o material é menos corrosivo do que o concorrente e apresenta um rendimento energético maior.
Embora o etanol também seja derivado da celulose, o butanol é considerado muito mais vantajoso uma vez que pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário mudar ou adaptar o motor do veículo.
O butanol também apresenta benefícios como combustível em relação ao etanol – normalmente produzido a partir do milho ou da cana-de-açúcar (o Brasil tem um programa gigantesco a funcionar com este sistema, produzir combustível a partir do milho e da cana de açucar), porque além de se adaptar mais facilmente a qualquer tipo de motor, o material é menos corrosivo do que o concorrente e apresenta um rendimento energético maior.
Embora o etanol também seja derivado da celulose, o butanol é considerado muito mais vantajoso uma vez que pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário mudar ou adaptar o motor do veículo.
Projecto interessante este das bactérias a produzir um alcool.No entanto é necessário muito cuidado com os biocombustíveis pois aquilo que á partida parece uma vantagem (alternativa aos combustíveis fósseis..) no fim, contabilizando os custos ambientais com a produção intensiva da soja, cana, milho, jatophra (planta explorada em Moçambique pela galp com esse objectivo), em pesticidas, adubos, gastos de água e outros, tornam estes projectos ambientalmente pouco sustentáveis. Que se investigue e estude....muito!
ResponderEliminarExcelente blog
AA