Páginas seguidas

domingo, 23 de outubro de 2011

Alunos portugueses distinguem-se nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia


Diogo Maia e Silva (na fotografia, acompanhado pelo Coordenador nacional do projecto), aluno da Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha, ganhou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia (OIAB) que decorreram entre 5 e 9 de Setembro na Costa Rica.
 A competição nas OIAB engloba duas provas teóricas, três provas práticas e ainda um rali, de três horas, planeado por iniciativa de Portugal, em que os jovens concorrem em equipas mistas de vários países para responder a diversas perguntas em conjunto. “Os nossos alunos fizeram provas brilhantes ao nível dos exames práticos, onde tiveram das notas mais altas”, afirma o coordenador nacional da competição, José de Matos.



O vencedor,o coordenador nacional do projecto e a taça
(foto:ordem dos Biólogos)
No entanto, à semelhança com o ano passado, “nos exames teóricos tiveram das notas mais baixas porque a maior parte das perguntas são sobre temas que não pertencem ao programa escolar português”. Para evitar isto, o responsável diz ser essencial “haver um programa de treino para os jovens em que há a possibilidade de treinar essas áreas que não pertencem ao nosso programa”. De futuro, pretende-se “criar melhores condições, como um mês de treino, e esperar que para o ano seja ainda melhor”.
A equipa portuguesa incluiu, além do Diogo Maia e Silva, a Beatriz Madureira, do Colégio de S. Miguel, em Fátima, a Ana Beatriz Teixeira, do agrupamento de Escolas de Castro de Aire e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes. Na figura a equipa portuguesa com a taça, que simboliza a boa prestação e a responsabilidade de organizar as Olimpíadas no próximo ano.





A Equipa participante (Foto:ordem dos Biólogos)
“Na cerimónia de encerramento da Olimpíadas houve a transferência da taça simbólica que viaja para todos as países que organizam as OIAB e que se vai manter connosco até ao último dia das Olimpíadas do ano que vem”, afirma José de Matos. Deste modo, “no dia 7 de Setembro de 2012, na cerimónia de encerramento das Olimpíadas em Portugal, a taça será entregue ao representante da Argentina” que vai organizar a próxima competição, acrescenta.

Os alunos que participaram nas OIAB deste ano foram seleccionados num universo de quatro mil estudantes de 160 escolas secundárias de todo o país nas Olimpíadas Nacionais de Biologia, organizadas este ano pela primeira vez em Portugal pela Ordem dos Biólogos, com o apoio do programa Ciência Viva.
Aqui ficam os votos de parabéns pelo feito, que orgulham a escola portuguesa, por parte da equipa dos Químicos da Guilherme.



Sem comentários:

Enviar um comentário