Páginas seguidas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Sol está "inquieto"

Como aqui assinalámos na nossa última entrada - o registo de uma enorme erupção solar, partilhamos agora mais algumas informações, e belas fotografias, que têm sido entretanto disponibilizadas pela Nasa. A erupção ocorreu no Domingo passado, 22 de Janeiro, com o feixe de partículas, que viajam à velocidade de 2 mil quilómetros por segundo, a atingir a Terra (o seu pico) na passada Terça Feira. Esta erupção é a maior registada desde 2005, causando alguma apreensão na Terra - tratam-se de feixes de partículas altamente energizadas, dirigindo-se (atraídos) preferencialmente para os pólos e com elevada capacidade para interferirem genericamente com equipamento eléctrico. Causam grandes preocupações fundamentalmente na área das comunicações pois estas tempestades solares podem mesmo tornar inoperacionais os satélites de comunicações.




Como se mencionou anteriormente este "bombardeamento" provoca magníficas auroras (Boreais e Austrais, dependendo das zonas dos pólos ), verdadeiros espectáculos de luzes nos céus do norte / sul da Terra. Mesmo os observadores experientes ficaram impressionados com a saturação do céu da aurora boreal que aconteceu no céu na última terça-feira. 
Como informação adicional da Solar Dynamics Observatory (SDO) indica que o Sol deve continuar inquieto ao longo dos próximos Meses.











1 comentário:

  1. parabens pela oportuna referência aos nossos ciclos solares - em princípio com uma duração m´dia de 11 anos, e que tanto determinam no comportamento climático da Terra. Apesar de atravessarmos um período identificado por "aquecimento global", é muito interessante saber qual o peso que estes ciclos normais de funcionamento do sol têm sobre esse fenómeno, que muitos, de forma algo precipitada, consideram ser inteiramente provocado pelas "asneiras dos homens". Não sendo obviamente um aspecto a descorar, antes pelo contrário, há cientistas (dos menos catastrofistas...)que consideram uma minudência o peso que a acção do hoem tem neste fenómeno de aquecimento global, fazendo-o depender muito mais dos ciclos naturais do sol. Em resumo, oportuno post e parabens pelo blog, que acompanho com alguma regularidade.
    Paulo Santos

    ResponderEliminar