Marie Curie no seu laboratório |
O Google homenageia nesta segunda-feira Marie Curie com um 'doodle', assinalando desta forma os 144 anos do seu nascimento. Além disso, e como já recordámos no Química na Guilherme, este ano foi escolhido como “Ano da Química”, precisamente para marcar o centenário do segundo Prémio Nobel de Química concedido à cientista Franco-Polaca – recordamos que esta cientista maior era de nascimento polaca e foi adoptada pela França, onde estudou, ensinou e realizou toda a sua obra.
Fotografia oficial do prémio Nobel |
Diploma da fundação Nobel |
Casa onde nasceu Marie Curie na Polónia |
No seu laboratório |
Marie Curie, que fez importantes descobertas na área da radioactividade, foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e uma das poucas personalidades a receber duas vezes a distinção instituída pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel.
Entre tantos trabalhos e descobertas destacamos a mencionada radiactividade, que ampliaram os conhecimentos na física nuclear, identificou dois novos elementos químicos, o rádio e o polónio, tendo aberto as portas para importantes avanços na área da medicina (permitiu por exemplo os exames de raios x) com grandes avanços no tratamento de combate aos cancros.
Em 1903, a cientista recebeu o prémio Nobel de Física ao lado do marido Pierre Curie e Henri Becquerel. Oito anos mais tarde conquistou sozinha o Nobel de Química.
Para quem hoje acedeu ao Google pode verificar esta homenagem, onde Marie Curie aparece representada com um 'doodle' em estilo pontilhista, onde a cientista surge sentada em frente a uma mesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário