Páginas seguidas

domingo, 9 de setembro de 2012

Imagens extraordinárias de uma explosão solar




Já aqui fizemos várias referências ao fenómeno das explosões solares – mas nada que se pareça com o que vamos mostrar.

A NASA divulgou ontem um vídeo impressionante de uma dessas explosões, em concreto, do chamado “chicote solar”,  uma  “ língua de fogo” com cerca de  900 mil quilómetros de extensão.
Estes longos filamentos estendem-se para fora da superfície solar e são normalmente de curta duração, por vezes só de um dia. No entanto muitos dos aspectos associados ao seu comportamento, forma como conseguem ser expelidos da superfície (só lembrar a força necessária para vencerem a enorme gravidade do sol…), duração, temperatura etc. permanecem ainda desconhecidos. Por exemplo alguns destes “filamentos”, depois de expelidos, permanecem estáveis (vagueando pela superfície do sol…) durante Meses. Outra enorme dúvida prende-se com a sua temperatura, em regra, superiores à da própria superfície solar, num comportamento algo estranho e que parece contrariar a lógica da dinâmica/transporte de energia, que é o da “ diminuição da temperatura à medida que se afastam das fontes”.








Ainda em relação a esta emissão o fenómeno foi tão poderoso que gerou uma extraordinária aurora em Whitehorse, Yukon (Alasca Canadiano).
Estas imagens foram captadas pelo ObservatórioDinâmico da NASA e, segundo a agência, estas fotografias constituem um exemplo clássico de um filamento solar. Ainda sobre o registo das imagens elas foram captadas a 31 de Agosto e traduzem cerca de 4 horas de actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário