Páginas seguidas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Sol está "inquieto"

Como aqui assinalámos na nossa última entrada - o registo de uma enorme erupção solar, partilhamos agora mais algumas informações, e belas fotografias, que têm sido entretanto disponibilizadas pela Nasa. A erupção ocorreu no Domingo passado, 22 de Janeiro, com o feixe de partículas, que viajam à velocidade de 2 mil quilómetros por segundo, a atingir a Terra (o seu pico) na passada Terça Feira. Esta erupção é a maior registada desde 2005, causando alguma apreensão na Terra - tratam-se de feixes de partículas altamente energizadas, dirigindo-se (atraídos) preferencialmente para os pólos e com elevada capacidade para interferirem genericamente com equipamento eléctrico. Causam grandes preocupações fundamentalmente na área das comunicações pois estas tempestades solares podem mesmo tornar inoperacionais os satélites de comunicações.




Como se mencionou anteriormente este "bombardeamento" provoca magníficas auroras (Boreais e Austrais, dependendo das zonas dos pólos ), verdadeiros espectáculos de luzes nos céus do norte / sul da Terra. Mesmo os observadores experientes ficaram impressionados com a saturação do céu da aurora boreal que aconteceu no céu na última terça-feira. 
Como informação adicional da Solar Dynamics Observatory (SDO) indica que o Sol deve continuar inquieto ao longo dos próximos Meses.











segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Erupção solar dirige-se para a Terra

Evento pode afectar sistemas de comunicações




E (Imagem. NASA/
O Observatório Solar da NASA anunciou que se deu hoje uma explosão solar classificada como M9, quase uma erupção de classe X, das maiores que existem, avança o jornal El Mundo.

O sol encontra-se num estado muito ativo. O maior risco destas tempestades solares é a possibilidade de afectarem os sistemas de comunicações na Terra.

Segundo o diário espanhol, o Observatório sublinha que esta situação está “dentro da normalidade”dado o actual momento ativo do sol, mas que “ninguém pode concluir não ter também nenhum perigo”, uma vez que é um fenómeno com potencial de causar novas tempestades solares maiores do que esta.

A origem desta explosão de intensa radiação proveniente da libertação de energia magnética é a mancha solar 1402. Especificamente, os satélites de observação capturaram um tipo de ejeção de massa coronal saída desta mancha em direção à Terra.







O Observatório assinalou que a magnetosfera do planeta está atualmente em processo de recuperação da erupção solar, mas que também vai enfrentar uma nova erupção três vezes maior e que pela sua extraordinária velocidade atingirá a Terra nesta terça-feira ou quarta-feira.
Na animação que apresentamos a seguir percebe-se o que é a magnetosfera e como funciona, protegendo o nosso Planeta das radiações (prejudiciais À VIDA)  que provêem do Sol. Na prática é um escudo protector formado pelo campo magnético da Terra. 
Este campo magnético (que origina um dos 3 tipos de forças que se estudam na Física, as forças magnéticas - além destas conhecemos as forças  eléctricas, as gravitacionais e as nucleares) desvia as partículas carregadas provenientes de tempestades solares para os pólos terrestres, local onde o campo magnético (e as respectivas forças) é mais intenso. Ao atingirem a atmosfera elas ionizam o ar (os componentes do ar, principalmente as moléculas de Oxigénio e Azoto transformam-se em iões, partículas carregadas positiva e negativamente...), o que provoca as magníficas auroras - boreal no pólo Norte e austral no pólo Sul (prometemos para breve um post sobre as auroras).
Ainda sobre o campo magnético terrestre, fenómeno que ainda arrasta imensas dúvidas quanto ao conhecimento total do seu funcionamento, no entanto a sua origem deriva do facto (já conhecido e estudado pelos alunos do 3º Ciclo...será?) do interior da Terra, o seu núcleo, ser constituído por ferro no estado líquido.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Uma sugestão útil - Tabela Periódica interactiva

Como resposta a uma chamada de atenção de um leitor atento do nosso Blogue, " que fazia falta uma boa tabela periódica" , os Químicos não podiam ficar indiferentes a este apelo. E ela aqui está - é uma tabela simples mas actualizada, inclusive com o novo elemento, o Copernício. Aparece com o número atómico 112 e símbolo Cn.




Agora é aceder ao site original e explorar as possibilidades, que se muitas, de interacção.

http://www.tabelaperiodicacompleta.com/

domingo, 1 de janeiro de 2012

Os nossos votos de bom ano de 2012

Como vivemos em estado "online" permanente, abertos ao bombardeamento informativo, imersos em ruído, num ambiente onde a reflexão e o silêncio constituem um luxo, decidiram os Químicos da Guilherme,  como mensagem de bom ano de 2012, ir precisamente contra-a-corrente. Neste sentido apresentam duas propostas, que suportam outras tantas atitudes: economizar nas palavras e desafio à contemplação - como contributo à primeira, um excerto de poema de Fernando Pessoa (de uma ode de Ricardo Reis), que serve de introdução então para a segunda, maravilhar-nos perante a espantosa natureza que nos rodeia, perene e disponível.....
Mais palavras são desnecessárias. Bom ano de 2012 para todos.

....
Colhamos flores,
Molhemos leves
As nossas mãos,
Nos rios calmos,
Para aprendermos
Calma também.

Girassóis sempre
Fitando o sol,
Da vida iremos
Tranquilos, tendo
Nem o remorso
De ter vivido.