Páginas seguidas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cometa visível ao fim da tarde no hemisfério norte


Será necessário céu limpo para se conseguir observar o 2011 L4 Panstarrs


Imagem que regista a descoberta do cometa C/2011 L4 (indicado pela seta) pelo telescópio do Pan-Starrs.


O cometa 2011 L4 Panstarrs, descoberto em Junho de 2011 com o telescópio  do Pan Starrs, localizado no HAVAI, tem sido visível do planeta Terra, no hemisfério sul. Mas a sua trajectória dentro do Sistema Solar vai permitir que nos próximos dias seja visto, a olho nu, no hemisfério norte.

Será observável como um ponto luminoso com uma cauda difusa a elevar-se verticalmente no horizonte, fazendo lembrar um ponto de exclamação. Não representa qualquer risco para a Terra, afirmam os especialistas da NASA, que seguem atentamente o objecto.



O 2011 L4 Panstarrs começa a ser visível hoje mesmo durante a noite, contudo em condições difíceis. Será necessário um campo de visão totalmente limpo, a oeste, e só se verá durante 15 minutos depois do anoitecer.

No Domingo anterior, 10 de Março, o cometa esteve no ponto da sua órbita mais próximo do Sol (posição designada de periélioperto do Sol, deixando de ser visível devido ao brilho intenso da luz solar. Mas amanhã, 12 de Março, terça-feira, voltará a aparecer no céu – assim colabore o tempo, o que não tem acontecido nos dias anteriores. É estarem atentos e seguirem as instruções.

Até final do mês, vai ser cada vez mais difícil ver o cometa, mesmo com pequenos telescópios. Isto, porque não é muito brilhante e vai estar muito baixo no horizonte. Para ser visível, o céu terá de estar limpo de qualquer obstáculo, a sudoeste, pouco depois do crepúsculo e as condições atmosféricas devem ser boas”, explica em comunicado Amy Mainzer, do Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA.

Quem perder esta oportunidade, poderá ainda este ano, no final do Outono, observar o cometa Ison que também nos fará uma visita … o nosso Sistema Solar é um manancial de surpresas, onde estão sempre a acontecer coisas…